Site inova ao cobrar por apresentações de artistas online

Site inova ao cobrar por apresentações de artistas online

Redação | quinta-feira, 23 fevereiro 2012
Tão logo a indústria fonográfica percebeu que a internet poderia se tornar seu algoz, outras fontes de renda para os artistas passaram a ser mais cogitadas. Uma delas, as apresentações ao vivo, é vista por muitos como uma parte do mercado da música que ainda rende dinheiro.

Seguindo a lógica, o ex-cantor e atual empresário Evan Lowestein lançou o Stageit. O site mistura concertos com algo parecido com uma versão pay-per-view do Skype. Um artista liga uma “webcam” e toca ao vivo por 30 minutos em um cenário intimista, como a cozinha de sua própria casa. Ele próprio controla os preços – geralmente cerca de US$ 5 – e estipula quantas pessoas podem assistir. “É como um acampamento virtual”, diz Lowenstein.

A maioria das apresentações envolve apenas um cantor e um violão diante de um laptop, mas Lowenstein já assinou contratos com alguns grandes nomes, como Jackson Browne, as Indigo Girls e Jason Mraz. O Stageit cuida da cobrança, certifica que haverá amplitude de banda suficiente e inclui um bate-papo com o artista para que os fãs possam fazer perguntas ou requisitar músicas.

Há um “pote de gorjetas” para que os ouvintes possam dar mais dinheiro se quiserem, e o Stageit fica com 40% da receita (incluindo as gorjetas, o que segundo Lowenstein respondem por quase metade da receita do site). Embora muitas pessoas hoje achem que a música deve ser gratuita, Lowenstein diz que elas estão dispostas a pagar por exibições ao vivo.

A iniciativa vem atraindo apoiadores de alto calibre. O fundador do Napster, Sean Parker, investiu dinheiro na empresa no ano passado, e o cantor Jimmy Buffett, que Lowenstein conhece há cerca de uma década, aderiu depois de testar o serviço diante de seu laptop em uma parada de sua turnê na Filadélfia, tocando músicas para funcionários do Stageit que estavam na Califórnia.

Cerca de 800 músicos já usaram o serviço desde seu lançamento, em março. Este ano, com o aumento da popularidade, o executivo acredita que algumas apresentações poderão render até US$ 25 mil. Logo, Lowenstein pretende criar canais para comediantes, cozinheiros e atletas.

*Com informações do Valor Online

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