Festival de Parintins está na final do Prêmio Brasil Criativo
O evento amazonense foi escolhido como uma das 36 ideias mais inovadoras do País na premiação oficial da economia criativa
Os vencedores do prêmio ganharão um episódio em uma web série documental sobre a economia criativa no País (Foto: Sandro Pereira/Arquivo GDC)
A inscrição e defesa do projeto Festival Folclórico de Parintins foi realizada pela Maná Produções Eventos, agência responsável, há 17 anos, pelos patrocínios do festival e seus símbolos, os bois Caprichoso e Garantido.
A Maná Produções se concentrou em defender o impacto social e econômico do projeto não só em Parintins, mas em todo o Estado do Amazonas, incentivando a criatividade e o impacto do projeto na região Norte e nos carnavais em todo o Brasil.
Na segunda etapa, a curadoria do prêmio avaliou a habilitação do projeto, conforme os critérios estabelecidos em regulamento.
Na terceira, um corpo de especialistas do setor da economia criativa nacional selecionou os projetos para a semifinal, sendo o fator de transformações positivas na vida de comunidades, de grupos e cidades o principal critério.
A seleção dos finalistas foi realizada pelas 100 maiores empresas investidoras de cultura no Brasil. Os vencedores do prêmio ganharão um episódio em uma web série documental sobre a economia criativa no País. O filme será lançado no dia Mundial da Criatividade, em 21 de abril de 2020.
O anúncio dos vencedores de cada categoria acontecerá no Festival Internacional de Criatividade Pixel Show em 30 de novembro, em São Paulo.
Valorização
O prêmio Brasil Criativo 2019 é realizado pelo governo federal e pela Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio da 3M e apoio do Mercado Livre. É organizado pelo LabCriativo, tem parceria com a Escola de Criatividade, com a Elo3 e o ProjectHub, e o objetivo é revelar e valorizar a criatividade do povo brasileiro para fortalecer as políticas de economia criativa do Brasil.
A economia criativa é representada por bens e serviços que geram produção de riqueza econômica e cultural.
O PIB da economia criativa global cresce significativamente desde 2002, período em que a ONU passou a reunir os dados sobre o comércio de bens e serviços criativos em um relatório especial publicado pela UNCTAD.
No Brasil, o setor se destaca pelo crescimento de segmentos como moda, design, audiovisual e artes visuais, além de atender ao mercado interno. Os negócios da economia criativa brasileira também geram saldo positivo na balança comercial com seus principais parceiros internacionais.