A palavra inovar está na ordem do dia, com um conceito muito claro: colocar ideias em ação. Compreender e incorporar a inovação é de suma importância, seja na grande, média ou pequena empresa e é, para os profissionais, um fator imprescindível
A palavra inovar está na ordem do dia, com um conceito muito claro: colocar ideias em ação.
Compreender e incorporar a inovação é de suma importância, seja na grande, média ou pequena empresa e é, para os profissionais, um fator imprescindível.
Anteriormente, todo valor agregado criado seguia o fluxo de dentro para fora da empresa, mas hoje entende-se que este processo, para ser assertivo e eficiente, deve ser visto de fora para dentro, mantendo o consumidor como o centro, o foco.
A inovação não é uma ciência. Somente quando a utilizamos na prática é que estamos verdadeiramente neste processo de exploração de novas ideias.
Ela resulta de ações em nosso cotidiano. É um processo de melhoria através da criação, colaboração e difusão, que potencializa soluções, que irá melhorar o desempenho e crescimento das empresas e de seus colaboradores.
Vale salientar que a inovação não existe apenas para desenvolver produtos e serviços, pois serve também para modelos de negócios, processos produtivos e performances.
A flexibilidade é um elemento vital, que deve concentrar toda sua energia e esforço. Primeiramente, entenda o seu modelo de negócios. Hoje utiliza-se a ferramenta CANVAS, sendo extremamente eficaz e de fácil implementação. Defina a melhor área para gerar seus projetos e garanta que todos os envolvidos tenham o senso de empreendedorismo.
A inovação deve ser trabalhada abertamente junto de seus parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores, ou seja, todos os stackholders envolvidos, pois a cocriação é um fator determinante.
Nas empresas hoje, o perfil inovador dos profissionais é um assunto amplamente discutido, e visto como uma competência estratégica básica em qualquer área de atuação, o pensar fora da caixa, gerando novas ideias aplicáveis, são atitudes fundamentais dentro de qualquer negócio, pois empresas e profissionais que insistem em fazer o mais do mesmo, no futuro, não existirão.
Sabemos que muitas empresas tem a inovação em seu DNA, priorizam seus elementos vitais e concentram suas forças. Outras, porém, mesmo em um mundo, veloz e dinâmico, insistem em se manterem estáticas e conservadoras. Devemos salientar a importância de buscarem espaços dentro de seus departamentos, para inserir gradualmente a inovação, se permitindo estes pequenos avanços.
As empresas que antecipam as necessidades do mercado, que curam as dores dos seus consumidores e fazem com que seu serviço ou produto se torne obsoleto antes do seu concorrente, se mantêm em uma posição confortável no mercado, pois, estará sempre na direção do futuro, mapeando tendências e comportamentos.
A constante observação e estudos no comportamento do consumidor, principalmente no diz respeito a sua experiência de compra é fator determinante, pois já é comprovado que as emoções influenciam 90% da compra, sendo assim, o consumidor tem que estar sempre motivado pela emoção, pois após a sua compra, internamente, sempre arruma razões para justificá-la.
Um exemplo clássico, é o case do Cirque du Soleil, observe que as pessoas, não buscam um simples espetáculo circense, mas estão em busca da emoção, da experiência, do ritual e do ambiente.
Outro exemplo que podemos destacar, é a Nespresso, observe o envolvimento que os seus clientes tem com a marca, um sentimento único.
Onde encontrar profissionais com o perfil inovador, somado ao senso de empreendedorismo? Estas competências podem ser desenvolvidas? Afirmo, que sim, podem e devem ser desenvolvidas, porém primeiramente se faz necessária a pró-atividade.
Onde encontrar embasamento necessário sobre o tema? Informações sobre estas competências estão disponíveis 24 horas, encontramos em cursos on line, palestras, webnários, cursos de capacitação, treinamentos, e literaturas, que são utilizados na construção deste Mindset inovador.
Luiz Eduardo Serafim, da 3M do Brasil, especialista em inovação e professor, afirma que: “No Brasil ainda existe um déficit, em relação a esta competência, que o cenário ideal, seria a incorporação da inovação e empreendedorismo na grade curricular das escolas, para que seja estimulado o espírito empreendedor e noção de inovação, que é a criatividade aplicada, descobrindo as necessidades humanas, estudando e conhecendo para encontrar grandes soluções. Muitas de nossas universidades, já incorporaram esta disciplina em vários cursos, com centros de empreendedorismo e trabalhos desenvolvidos no sentido da inovação.”
Observamos um crescimento continuo de Universidades Corporativas, além de importantes organizações como o SEBRAE, que nos traz esta capacitação através de excelentes programas estruturados, fóruns e conferências.
Portanto, conclui-se que em pouco tempo, este perfil inovador será incorporado em toda grade curricular, iniciando pelo maternal. Enquanto a mudança, não se efetiva, temos materiais e formas suficientes para tal desenvolvimento.
Para iniciar e colocar em prática a inovação, necessariamente precisa-se passar por três processos:
Criatividade: Capacidade de gerar ideias, que se transformem em valor;
Imaginação: Representação mental, observação e protótipos de ideias que fogem do cotidiano;
Inovação: Idéias em ação.
“Uma vez que você atinge um certo nível de qualidade ou eficiência, obtém pouca vantagem competitiva ao fazer mais daquilo.
Os outros aprendem, tão rápido quanto você. A única alternativa à produção em massa, são escolhas e opções que não existiam antes” Tim Brown – Ceo da Ideo
Com base no pensamento de Tim Brow, a criatividade, é a alavanca interna da inovação, é com ela que iremos explorar o desconhecido.
Criatividade, uma ferramenta utilizada para desenvolver o perfil inovador. Não sabemos se existe um lado do cérebro que domina totalmente a nossa vida, mas independente desta questão, de fato, temos dois hemisférios:
Lado direito – responsável pela habilidade criativa, imaginação, emocional e poético;
Lado esquerdo – Responsável pela razão, lógica, precisão e fatos concretos.
Fundamento, a importância do hemisfério direito se constantemente utilizado, compartilhando o pensamento da Professora e autora Lidia Peychaux, (Acessando o Hemisfério Direito do Cérebro A Arte Como Ferramenta Para Desenvolver a Criatividade,2003)
“As pessoas em geral, para resolver assuntos relativos às suas vidas, usam, fundamentalmente, a inteligência racional, lógica, fria e seqüencial. Mas existem pessoas que agem de forma diferente e que, junto com a inteligência racional usam a inteligência emocional, ou seja, recorrem também às capacidades do lado direito de seu cérebro. Vale a pena ressaltar que as pessoas se esquecem ou nem mesmo têm consciência de como utilizar essa parte do cérebro. Se elas percebessem a necessidade do uso consciente das potencialidades do hemisfério direito, grande parte dos problemas de suas vidas seria mais facilmente resolvida e, com isso, elas teriam acesso a uma vida mais feliz”.
O fato é que todos nós nascemos com a capacidade criativa, utilizamos muito bem durante toda a infância, porém, em uma determinada etapa de nossas vidas, a criatividade se torna esquecida e não mais utilizada. Segundo pesquisas nesta área, nascemos com esta potencialidade, durante a infância utilizamos 80% da capacidade criativa e ao sairmos da faculdade, utilizamos somente 2%. Então perdemos a capacidade criativa durante a vida? Não, somos induzidos a acreditar, que ser criativo não faz parte da fase adulta, e que pessoas criativas tem este talento inato.
Talento: O dom de fazer algo excepcionalmente bem, utilizando a criatividade.
“No auge da era industrial a sociedade parou de incentivar a criatividade humana, afinal pessoas criativas não eram boas para a linha de montagem, mas algumas pessoas souberam canalizar suas necessidades criativas e conseguiram quebrar alguns parâmetros sociais, porque a sensibilidade humana precisa de arte para viver, precisamos da criatividade. Para isto, a solução encontrada pelos gestores, foi supervalorizar a criatividade como um talento, fazendo as pessoas acreditarem que não tinham criatividade.” ( O divino poder da criatividade, 2014)
Sugestões que fortalecem o despertar da Criatividade
– Mantenha em mãos um bloco de notas, mesmo fora do ambiente de criação, observe e encontre ao menos duas soluções para tudo o que observar, mesmo que já exista algo parecido. Exercite constantemente sua criatividade, lembre-se, nosso hemisfério direito necessita de expansão.
– Incentive sua equipe na produção de ideias, cocrie em cima de outras ideias, fazendo os palpites ganharem forma e se tornarem algo bem maior de quando independentes. Mas atenção, normalmente equipes concordam por conveniência, preferem o equilíbrio a criatividade, por isto esteja atento, não aceite a primeira ideia, estimule sua equipe ao brainstorm.
– Não use julgamentos durante o processo, deixe as ideias fluírem e aumente seu repertório, através de fontes inesgotáveis de inspiração: livros, cinema, internet, revistas, jornais, blogs, viagens e eventos sociais.
– Eleja um local que te deixe mais tranquilo, que consiga pensar em coisas incomuns, assim estará propenso a gerar grandes insights.
– Observe as crianças e como elas indagam sobre tudo, elas são uma fonte inesgotável de criatividade.
– Use perguntas simples como: O que? Por quê? Como? Onde? Quando? Enfim, use e abuse da sua imaginação.
E para complementar este processo, forme uma equipe multidisciplinar, líderes e pessoas de diferentes áreas de atuação, que tenham conhecimento profundo, repertório, pesquisam, observam e que tenham uma visão ampla e clara. A imersão no processo acelera o desenvolvimento de ideias, soluções e o aprendizado.
Estes conceitos podem soar óbvio demais, porém, o condicionamento em sua equipe com certeza fará toda a diferença.
Entretanto, não é somente esta competência que deve ser desenvolvida e colocada em prática, o senso de empreendedorismo também é muito valioso, como já mencionei anteriormente.
E agora, que já sabe como devolver esta competência, tão exigida atualmente, procure entender, o que é ser inovador, dê o peso certo para estes profissionais, mas não deixe de lado colaboradores que contribuem e movem qualquer negócio: aqueles que executam suas tarefas com primor, organização, pontualidade e colocam em prática, justamente, as idéias inovadoras.
Todos nós carregamos uma variedade de componentes criativos, que nos faz enxergar o diferente e assim criar a originalidade.
Quando sentimos na alma o amor pelo que fazemos e acreditamos, tudo se transforma, e a vida nos brinda com o mais valioso antídoto: O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE.