01.12.2015 – UNESCO Office in Brasilia
Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro de 2015
“Inclusão é importante: acesso e empoderamento para pessoas de todas as habilidades”
Em 2015, cada mulher e cada homem, incluindo mais de um bilhão de pessoas que têm algum tipo de deficiência, vão comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Este Dia Internacional é um lembrete sobre a necessidade urgente de novos esforços para promover os direitos humanos e a dignidade de todas as pessoas com deficiência.
Uma sociedade inclusiva é aquela que defende os direitos e a dignidade de todos os cidadãos, que empodera cada mulher e cada homem a participar plenamente em todos os aspectos da vida social, política, econômica e cultural.
Temos visto progressos em todo o mundo, mas as pessoas com deficiência continuam a ser um dos grupos mais marginalizados da atualidade.
Um terço de todas as crianças fora da escola têm deficiência, enquanto que, nos países em desenvolvimento, menos de 2% das crianças com deficiência estão na escola. Em situações de conflito, muitas vezes, as pessoas com deficiência sofrem primeiro e de forma mais intensa.
Suas vozes não são ouvidas em sociedades em todo o mundo. Estima-se que apenas de 5% a 15% das pessoas que necessitam de dispositivos e tecnologias assistivas têm acesso a eles.
A deficiência permeia a nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, e une todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por sua parte, a UNESCO continuará a trabalhar em todos os sentidos para empoderar todas as pessoas com deficiência.
Isso se inicia com o trabalho para promover as políticas de educação, estratégias e programas inclusivos. Isso inclui orientação no desenvolvimento de políticas nacionais que promovam a inclusão e a equidade, bem como diretrizes políticas revisadas sobre a inclusão na educação.
A UNESCO também está atuando para aproveitar o poder das novas tecnologias para pessoas com deficiência. A Declaração da UNESCO de Nova Deli sobre TIC Inclusivas para Pessoas com Deficiência, de 2014, inovou a esse respeito.
O trabalho da UNESCO em educação aberta e a distância fornece novas oportunidades para ampliar a inclusão, a participação, bem como o acesso à informação e ao conhecimento. Para promover avanços nessas ações, o professor Stephen Hawking será designado embaixador da Boa Vontade da UNESCO, para incentivar mulheres e homens em todo o mundo na luta por igualdade, respeito, direitos e dignidade.
Neste ano em que celebramos o 70º aniversário da UNESCO, isso nunca foi tão importante.