Evento de economia criativa na Amazônia põe em prática o conceito de cidade para ser vivida pelas pessoas

Belém do Pará é destino cultural em roteiros de viajantes do mundo todo. Pode também ser chamada de “porta de entrada da Amazônia”, por garantir ao visitante, experiências gastronômicas, artísticas, musicais que só um caldeirão, no meio da maior floresta tropical do mundo, pode oferecer. Agora, dia 04 de Outubro, todo esse potencial vira novamente carvão para acender a brasa da economia local, matéria prima de geração de emprego e renda em um dos maiores eventos de economia criativa do Brasil, a 2a Edição do Boulevarte. amazonia ec.jpg

#CidadePrasPessoas – O evento nasceu de uma premissa: a cidade tem que ser ocupada pelas pessoas. Esse conceito foi criado pelo arquiteto e urbanista dinamarquês, Jan Gehl.

Jan Gehl afirma que pela primeira vez na história da humanidade, as cidades são construídas como edificações individuais. Em seu livro Cities for People, ele critica o modelo modernista e propõe uma cidade para o convívio ao nível dos olhos, para a qualidade de vida das pessoas”.

Na primeira edição do Boulevarte, junho deste ano, a cidade foi vivida por 20 mil pessoas, que vivenciaram experiências culturais, em 12 horas de evento gratuito. Moda, design, espetáculos teatrais, espetáculos circenses, realizados por empreendedores criativos locais, que movimentaram cerca de 300 mil reais, mesmo em tempos de instabilidade econômica, em uma praça, antes, abandonada e desconhecida pela maioria do público.

Tudo isso com trilha sonora: música instrumental, carimbó, samba, rap, marujada, dentre outras misturas sonoras. Foram 32 atrações e participação de artistas que despontam no Brasil e no mundo, como a diva do carimbó chamegado, Dona Onete, que hoje ocupa página de destaque na BBC juntamente a outros artistas latino-americanos.

Outro ponto forte do evento é a gastronomia paraense. Se hoje ela é destaque no mundo, no Boulevarte não poderia ser diferente. Os insumos nativos como o açaí, o tucupi, o jambu e a maniva, formaram base de pratos surpreendentes, como a lasanha de tacacá, uma criação do espaço gastronômico 2 +1. As iguarias foram oferecidas a um ticket médio de 15 reais. 

2ª edição do Boulevarte –  Está marcada para o dia 04 de outubro, vésperas do Círio de Nazaré – uma das maiores festividades religiosas do país – e conta com o patrocínio da Faculdade Estácio e do Sebrae.

Sebrae: moeda e capacitação – Por entender o valor que o Boulevarte tem na movimentação da economia local, o Sebrae embarcou na ideia. A moeda do Boulevarte vai se chamar “Pequeno Negócio”. O conceito é um movimento do Sebrae, que procura sensibilizar o público sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios. Promover esse tipo de consumo significa ganhos para a economia local e ajuda na criação de empregos para a comunidade.  A parceria também vai realizar capacitações aos empreendedores na área da economia criativa, tanto no dia do evento quanto posteriormente, para promover a profissionalização da economia criativa.

Estácio – Outra novidade é o patrocínio da Estácio. Alunos da Faculdade, do curso de comunicação, farão trabalho de extensão junto a produção do evento, como criação de vídeos e outros materiais que serão divulgados nas mídias digitais.

De acordo com o diretor geral da Estácio, Ricardo Gluck Paul, a parceria na primeira edição do Boulevarte foi bastante positiva, por isso a instituição decidiu patrocinar esta 2ª edição. “A importância do Boulevarte é muito grande, por que é um evento que atinge várias pessoas, não só o público que também é muito grande, como também os produtores culturais. Ocupar os espaços públicos que antes eram esquecidos tem uma importância muito forte para Belém”, diz Ricardo Paul.

Economia criativa – De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Brasil as empresas da economia criativa já movimentam R$ 381 milhões, ou 2,6% do PIB brasileiro. O uso da criatividade como matéria-prima para geração de capital é uma aposta, sobretudo no atual momento de instabilidade econômica que o país atravessa.

Desde a primeira edição, o Boulevarte aposta na união de gente criativa e talentosa, que está à frente de negócios alternativos. Essas pessoas encontraram no evento um espaço para divulgar seus produtos e serviços, fazendo girar a roda da economia criativa.

Várias cidades, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, têm eventos culturais que estão inseridos no contexto da economia criativa. Como, por exemplo, o Savassi Festival (Belo Horizonte/MG), o Arte Core (Rio de Janeiro/RJ) e o Festival Path (São Paulo/SP). Todos esses eventos têm algo em comum: reúnem em um mesmo dia shows, palestras, oficinas gratuitas, exposições artísticas, feiras gastronômicas e venda de produtos de empreendedores locais.

Ao dar visibilidade e promover esse grande encontro entre artistas e empreendedores de moda, artes visuais, música e gastronomia o Boulevarte coloca Belém no mapa do circuito da economia criativa brasileira.

Shows  – As atrações musicais do Boulevarte movimentaram o público durante as 12 horas do evento. Assim como na primeira, nesta edição o Line up também foi escolhido com muito critério, as bandas foram selecionadas com o intuito de contemplar todas as faixas etárias e todos os gostos. A manhã começa mais calma, com música instrumental e a Banda Soluço, um projeto para o público infantil, logo depois o ritmo acelera e entram bandas mais dançantes, como Pina Colada, banda recém lançada com o quarteto de cantoras locais, Juliana Sinimbú, Natália Matos, Nanna Reis e Camila Honda. A tarde o ritmo engrena de vez com as bandas Molho, Negro, Strobo e Carimbó Pirata.

Como a 2a Edição do Boulevarte antecede o Círio, a cidade está cheio de paraenses saudosos e turistas querendo conhecer a cultura da cidade. Por isso, o último show da noite será pra matar saudade e apresentar o brega, ritmo que é um ícone musical da cultura paraense. Kim Marques, sobe ao palco com convidados ilustres, que ainda são surpresas para o público.

Line Up 2ª Edição

Programação

hora

Palco Conchinha

Tenda das Artes

8h

Banda Soluço (infantil)

9h

Robenare

10h

Notáveis Clowns (teatro)

11h

Pina Colada (Natália Matos,
Camila Honda, Nanna Reis e
Juliana Sinimbú)

12h

Arrastão do Pavulagem

13h

Molho Negro

14h

In Bust (teatro com bonecos)

15h

Carimbó Pirata

16h

Gláfira

17h

Strobo

18h

A República Imperial

19h

Kim Marques e as Estrelas do Brega

Serviço

Boulevarte – 04 de outubro (domingo)

Horário: A partir das 8h, até as 19h

Local: Praça dos Estivadores (Em frente a Estação das Docas)

Contato: Mariana Tupiassu: (91)981494447

boulevarte.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.