CONTRIBUA – A elaboração deste projeto tem por finalidade ser um referencial para que se possa entrar em contato com a cultura popular através do teatro e assim, compreender parte de nossa história. Sendo as tradições populares brasileiras, uma das mais ricas do mundo, há muito que ser explorado, pois, nela se misturam as culturas indígenas, africanas e europeias. Viajar neste universo é sem dúvida uma maneira de perceber que a cultura de um país se constrói assim: através de suas tradições e costumes.
A encenação do espetáculo “Snegurochcka, A Menina de Gelo” traçará um paralelo entre a cultura popular tradicional russa e a brasileira com o objetivo de contribuir para que elementos das tradições de ambos os países sejam apresentadas aos que desconhecem e que principalmente, não se percam entre tanta modernidade e tecnologia.
Os parceiros do projeto poderão se beneficiar de ingressos para assistir apresentações do espetáculo, também poderá ter o nome impresso em material gráfico, e/ou ter fotos com os artistas e cenários no dia da apresentação ou ainda ter uma apresentação exclusiva para si e seus convidados.
A encenação atemporal e sem dramaturgia falada, utiliza recursos do teatro físico e do teatro gestual em conjunto com as linguagens da dança popular, música, ballet e clown para fazer uma reverencia a cultura russa em uma profunda fusão com a cultura popular brasileira.
A inspiração cenográfica deste espetáculo onírico, contem também elementos que enfatizam o papel do inconsciente, da metáfora e do abstrato, numa tentativa de restaurar os poderes da imaginação há muito boicotados pelas exigências da lógica e da razão no mundo moderno.
A trilha sonora especialmente dirigida e arranjada pelo Maestro Fernando Von Zuben está alicerçada nas obras clássicas dos grandes compositores russos, canções folclóricas e também nos ritmos genuinamente brasileiros, fazendo uma viagem musical entre as duas culturas.
A montagem de SNEGUROCHKA – “A Menina de Gelo” é dirigida as crianças a adultos que irão se apaixonar pelos personagens divertidos que emocionam e propõem uma reflexão sobre o ciclo da vida, proporcionando ao público viajar por um universo fantasioso e cheio de surpresas do casal de velhinhos que não perdem a esperança de viver e buscam dentro de seus sonhos, o verdadeiro significado da vida e do encontro com a felicidade.
Para esta linguagem cênica, o espetáculo traz um elenco de atores que também atuam como bailarinos profissionais, diretores e coreógrafos; com ampla experiência na cena brasileira da dança, teatro e linguagens de performances artísticas.
O apoio financeiro será utilizado para a criação e confecção de cenários, figurinos, luz, material gráfico, música/ sonoplastia e cachês de todos os profissionais envolvidos na produção da obra.
O Grupo Permanente de Pesquisa existe há treze anos. Desenvolve uma pesquisa estética/ poética contemporânea produzindo espetáculos de enorme sucesso de crítica e público. É conhecido internacionalmente por utilizar elementos da cultura popular brasileira em seu repertório.
Em sua sede no Teatro Ressurreição, sito à zona sul da cidade de São Paulo desenvolve sua pesquisa teatral sob o tema “Cultura Popular Tradição e Transformação” que lança um olhar para a perpetuação das tradições populares no mundo, através de uma encenação que transita entre o tradicional e o contemporâneo. Os espetáculos que resultam este processo de pesquisa cumpriram temporadas com ótimas avaliações de crítica e público em temporadas em várias cidades do país e também em temporadas pela América Latina (apoiados pelo Ministério da Cultura).
Os espetáculos que compõem o repertório:
“A Lenda do Quebra-Nozes” tem em seu histórico prêmios como Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Produção e Melhor Trilha Sonora Espetáculo em diversos Festivais do país;
“Dom Quixote” esta citado em obra literária americana, como referencial para o entendimento da influência da obra de Miguel de Cervantes na América Latina;
“Mariazinha da Câmara Cascudo” espetáculo inspirado em relatos de tradição oral colhidos por Luís da Câmara Cascudo;
“Um Rap para Teodora” participou do projeto “Cultura é Curriculum” em parceira com o SESC/SP com apresentações em diversas cidades do estado de São Paulo. A obra dramatúrgica teve publicação em livro pela Giostri Editora.
A encenação atemporal e sem dramaturgia falada, utiliza recursos do teatro físico e do teatro gestual em conjunto com as linguagens da dança popular, música, ballet e clown para fazer uma reverencia a cultura russa em uma profunda fusão com a cultura popular brasileira.
A inspiração cenográfica deste espetáculo onírico, contem também elementos que enfatizam o papel do inconsciente, da metáfora e do abstrato, numa tentativa de restaurar os poderes da imaginação há muito boicotados pelas exigências da lógica e da razão no mundo moderno.
A trilha sonora especialmente dirigida e arranjada pelo Maestro Fernando Von Zuben está alicerçada nas obras clássicas dos grandes compositores russos, canções folclóricas e também nos ritmos genuinamente brasileiros, fazendo uma viagem musical entre as duas culturas.
A montagem de SNEGUROCHKA – “A Menina de Gelo” é dirigida as crianças a adultos que irão se apaixonar pelos personagens divertidos que emocionam e propõem uma reflexão sobre o ciclo da vida, proporcionando ao público viajar por um universo fantasioso e cheio de surpresas do casal de velhinhos que não perdem a esperança de viver e buscam dentro de seus sonhos, o verdadeiro significado da vida e do encontro com a felicidade.
Para esta linguagem cênica, o espetáculo traz um elenco de atores que também atuam como bailarinos profissionais, diretores e coreógrafos; com ampla experiência na cena brasileira da dança, teatro e linguagens de performances artísticas.
O apoio financeiro será utilizado para a criação e confecção de cenários, figurinos, luz, material gráfico, música/ sonoplastia e cachês de todos os profissionais envolvidos na produção da obra.
O Grupo Permanente de Pesquisa existe há treze anos. Desenvolve uma pesquisa estética/ poética contemporânea produzindo espetáculos de enorme sucesso de crítica e público. É conhecido internacionalmente por utilizar elementos da cultura popular brasileira em seu repertório.
Em sua sede no Teatro Ressurreição, sito à zona sul da cidade de São Paulo desenvolve sua pesquisa teatral sob o tema “Cultura Popular Tradição e Transformação” que lança um olhar para a perpetuação das tradições populares no mundo, através de uma encenação que transita entre o tradicional e o contemporâneo. Os espetáculos que resultam este processo de pesquisa cumpriram temporadas com ótimas avaliações de crítica e público em temporadas em várias cidades do país e também em temporadas pela América Latina (apoiados pelo Ministério da Cultura).
Os espetáculos que compõem o repertório:
“A Lenda do Quebra-Nozes” tem em seu histórico prêmios como Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Produção e Melhor Trilha Sonora Espetáculo em diversos Festivais do país;
“Dom Quixote” esta citado em obra literária americana, como referencial para o entendimento da influência da obra de Miguel de Cervantes na América Latina;
“Mariazinha da Câmara Cascudo” espetáculo inspirado em relatos de tradição oral colhidos por Luís da Câmara Cascudo;
“Um Rap para Teodora” participou do projeto “Cultura é Curriculum” em parceira com o SESC/SP com apresentações em diversas cidades do estado de São Paulo. A obra dramatúrgica teve publicação em livro pela Giostri Editora.