por CLAUDIA ROLLI
Quando buscam locais de entretenimento, dizem não encontrar restaurantes, bares nem casas noturnas com programação voltada para o público de sua idade.
Os dados constam de um mapeamento do consumo nessa faixa etária feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”, em 27 capitais.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
“Eles estão mais exigentes, dispostos a pagar mais caro por itens de melhor qualidade e sentem a carência de produtos e serviços. A maior parte (64%) decide sozinha o que comprar e se considera estável financeiramente”, diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, ao ressaltar que existe um contigente que corresponde a três vezes à população do Uruguai que não recebe atenção do varejo, da indústria e do setor de serviços como deveria.
Entre os consumidores que enfrentam mais dificuldade na hora de comprar itens para sua idade, estão as mulheres e os que estão acima da faixa de 70 anos.
Fernando Pimentel, superintendente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), diz que já existe no setor uma preocupação com esse público e que a oferta de itens tende a aumentar. “As empresas começam a se segmentar em vez de olhar o consumidor como um grande mercadão. É um nicho que vai ganha uma dinâmica mais acelerada na medida em que a população envelhece.”
Para Maurício Morgado, professor da FGV, uma das maiores carências ainda está no atendimento. “As lojas são barulhentas, iluminadas demais ou escuras demais. Faltam nas embalagens letras maiores que simplifiquem o entendimento.”
Fábio Mariano Borges, professor de comportamento do consumidor da ESPM, concorda. “O setor de serviços é exemplo da falta de cuidado com esse público”, diz, ao citar atendentes de TV a cabo que frequentemente pedem ao cliente para verificar se o aparelho está conectado à tomada. “Ele só esquece que esse consumidor muitas vezes não tem condições físicas para abaixar e verificar.”
Fonte: Folha Online – 02/09/2014
Rosmarina Hoppe liked this on Facebook.