(Foto: Divulgação)
Um bairro para uma comunidade de 10 mil habitantes, onde tudo possa ser feito a pé ou de bicicleta, com prédios ambientalmente corretos com consumo reduzido de água e luz, deverá começar a ser construído ainda neste ano em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A ideia é que praticamente tudo o que os moradores necessitem esteja dentro de um raio de 400 metros. As 3 mil unidades habitacionais deverão ter lojas comerciais no térreo. Estão previstos um shopping, um hotel de luxo e um palco gramado para espetáculos ao ar livre. O projeto é do arquiteto Jaime Lerner, referência no planejamento urbano com a experiência de Curitiba.
Batizado de Quartier, o bairro será o primeiro do Rio Grande do Sul a ser certificado pela organização US Green Building Council (GBC) por meio do selo “Leed for Neighborhood Development”, que comprova que o bairro é sustentável. Esse título só é concedido a empreendimentos que cumpram uma série de determinações, como boa localização, coexistência de unidades residenciais, comerciais e de serviços, prioridade ao transporte alternativo, construções com consumo reduzido de água e energia, preservação da natureza e incentivo ao progresso local.
O investimento inicial gira em torno de R$ 40 milhões e deve chegar a R$ 2 bilhões ao longo de oito anos. Já o preço de cada apartamento ou área comercial ainda não foi definido. O Quartier deverá começar a receber terraplanagem e instalações elétricas até o fim deste ano. O prazo de conclusão total do bairro é de 10 anos.
Fonte: EcoD – publicado em Sustentabilidade FECOMERCIO
Alessandra Mara Vidotti liked this on Facebook.