O programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração é realizado pela Capes em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD, e visa ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre os dois países. O programa prevê o financiamento de missões de professores de instituições brasileiras e alemãs por períodos de 1 a 3 meses.
Veja mais: http://www3.eca.usp.br/
Objetivos do Programa
- Fomentar a pesquisa e estreitar vínculos entre cientistas brasileiros e alemães.
- Facilitar o acesso a bibliotecas e laboratórios especializados.
- Executar pesquisas de campo.
- Possibilitar publicações conjuntas.
- Preparar a cooperação entre grupos de pesquisas Brasil/Alemanha.
Benefícios
Os custos da viagem do pesquisador serão de responsabilidade do país de origem, enquanto os custos de hospedagem serão cobertos pelo país de destino.
A Capes financia:
- Auxílio deslocamento para pesquisadores de instituições brasileiras com destino à Alemanha.
- Diárias para pesquisadores visitantes alemães durante a estadia no Brasil.
Observação: Para a concessão de diárias, o pagamento só será solicitado após a chegada do professor alemão no Brasil, seguida da apresentação do termo de compromisso assinado e dos bilhetes aéreos utilizados.
Inscrições
Fluxo contínuo, com, no mínimo, 03 (três) meses de antecedência da viagem.
A apresentação das candidaturas deverá ser feita simultaneamente à Capes e ao DAAD. Para tanto, os candidatos deverão observar as regras de cada órgão. A concessão do auxílio estará condicionada à aprovação do pleito por ambas as instituições.
Importante: O DAAD solicita aos candidatos que imprimam o formulário da Capes ao final da inscrição para enviar àquela instituição.
Contato do DAAD:
Rita Meyer
E-mail: cientistas@daad.org.br
Tel. (21) 2553-3296