Horta é aliada na promoção de direitos humanos em escola estadual

horta

A horta da Escola Estadual Professora Maria Hermínia Alves, no CPA IV, em Cuiabá, é uma aliada importante no combate à violência e promoção dos direitos humanos. A experiência de sucesso será apresentada na reunião da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (10.10), a partir das 15h, que debaterá o tema violência nas escolas.

O projeto “Horta Escolar” integra o Programa “Violência e Direitos Humanos na Escola: Abordando todos os Atores Envolvidos”, financiado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior/DEPEM, por meio do Programa de Apoio à Extensão Universitária/ PROEXT 2006. A pesquisa em Mato Grosso é coordenada pela professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), psicóloga Maria Augusta Rondas Speller.

O programa objetiva envolver pais, professores, funcionários, gestores e alunos para adotarem um novo olhar acerca da violência, e, como agentes transformadores, devem promover reflexões capazes de encontrar alternativas criativas para superá-la.

A escolha da Escola Maria Hermínia Alves para desenvolvimento da pesquisa e ação prática está transformando o ambiente escolar. A garantia é da diretora da instituição, Hélia Ormond, co-autora do trabalho da mestranda Eliana de Lourdes Cândida. “Além de instituir uma equipe de alunos ´anjos da paz` no combate à violência, a horta garante uma alimentação mais saudável para os alunos e ainda tem fins terapêuticos. Quando estamos um pouco estressados, vamos molhar a horta e acaba o nervosismo”, garante a diretora Hélia.

O êxito da ação foi desde o começo, conta a diretora Hélia Ormond. “Na construção da horta contamos com o envolvimento de todos os segmentos da escola, desde a preparação do terreno, construção dos canteiros, semeadura das hortaliças e manejo das espécies”.

A preocupação com o meio ambiente foi constante na idealização da horta. O engenheiro-agrônomo Henrique Josafá Telatti, formado pela UFMT, ensinou a comunidade a reciclar o lixo orgânico da escola e seu entorno. Para isso, o material utilizado para construção dos canteiros foram garrafas pet´s.

O projeto horta escolar já foi apresentado em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos dias 10 e 11 de outubro é a vez do público cuiabano conhecer mais detalhes durante o “V Encontro da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental”, evento a ser realizado no Centro Cultural da UFMT quando a experiência da horta escolar da Escola Estadual Maria Hermínia Alves será exposta em um painel.

Fonte: Secom-MT – http://www.ersadvocacia.com.br/conteudo.php?cid=923&sid=44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.