O primeiro tem como objetivo ampliar o número de políticos com mandato comprometidos com os valores e princípios da ética e da sustentabilidade. O projeto Empreendedores Cívicos visa a potencializar a participação da sociedade na vida política do país por meio do engajamento os temas da política e do controle social. Já o projeto Jovem RAPS tem como foco estimular a participação da juventude nas experiências de práticas cidadãs, fomentando o surgimento de novos protagonistas na vida pública.
A partir de março de 2014, os selecionados para estes projetos receberão formação e capacitação gratuitas em cursos, palestras, seminários e eventos com os melhores consultores e cientistas políticos do Brasil e do exterior, como o professor Steve Jarding, da Universidade de Harvard (EUA), especialista em planejamento de campanhas eleitorais.
O processo seletivo contará com rigorosa análise curricular e entrevista. As inscrições devem ser feitas em formulário específico no site http://www.raps.org.br/