Concurso reconheceu 10 projetos inovadores de quem está construindo um futuro melhor para se viver. Saiba quais são eles.

Inspirar, impulsionar e conectar. Essas são as três palavras-chave que norteiam a atuação do Instituto Asas, cujo principal objetivo é apoiar jovens empreendedores que lutam para transformar o mundo em um lugar melhor.
Recentemente, o instituto promoveu o concurso Rede Wings for Change, que selecionou 10 jovens autores de iniciativas positivas inspiradoras.
Hoje, eles são parceiros do Asas e contam com o apoio da instituição para continuar fazendo a diferença por aí.
Conheça os projetos premiados e seus idealizadores:
1. Atados:
Idealizador: André de Geus Cervi
O que é? Uma plataforma social que conecta ONGs e voluntários.
Como funciona? A proposta é facilitar a busca por um trabalho voluntário, possibilitando o usuário a encontrar uma vaga que melhor se adeque ao seu perfil e, ao mesmo tempo, disponibilizar às ONGs uma ferramenta de fácil gerenciamento de seus voluntários – além de todo o suporte de gestão que disponibilizamos.
2. Batuque do Coração:
Idealizador: Felipe Rima
O que é? Projeto itinerante que leva poesia inspirada na vida dos jovens em favelas a pessoas de outras comunidades através dos shows, palestras e oficinas.
Como funciona? O grupo viaja pelo Brasil poetizando a vida, realizando oficinas e palestras musicadas em escolas, hospitais, ongs e comunidades. Mais de 10 mil pessoas já foram impactadas. A arte é o fio condutor da transformação.
3. Bike Anjo:
Idealizador: João Paulo Amaral
O que é? Plataforma que conecta Bike Anjos com pessoas que quisessem pedalar, mas não sabem como começar.
Como funciona? A rede de 600 ciclistas espalhados por 80 cidades do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Argentina ajuda voluntariamente quem busca na bicicleta uma forma de se locomover pela cidade. São realizadas oficinas, passeios e outros serviços para empresas, governo e organizações para fomentar o uso da bicicleta.
4. Pimp my Carroça:
Idealizador: Mundano
O que é? Oferta de serviços estruturais e estéticos para as carroças utilizadas na coleta de resíduos sólidos por catadores nas cidades.
Como funciona? Mais de 100 catadores receberam serviços de funilaria, borracharia, instalação de kits de segurança e pinturas de renomadas grafiteiros para suas carroças. Além de atendimento social de diferentes serviços (médicos, cabeleireiros, psicólogos).
5. Acupuntura Urbana:
Idealizadora: Renata Minerbo Strengerowski
O que é? Uma iniciativa coletiva para a melhoria de espaços públicos.
Como funciona? Um pequeno grupo de pessoas da própria comunidade que será beneficiada é criado para passar por um processo de formação. Então, a maquete do projeto é feita coletivamente e adequada tecnicamente por arquitetos. O projeto é executado pela própria comunidade em oficinas comandadas por especialistas em Arquitetura e Urbanismo.
6. Ilê Amadê:
Idealizadora: Riane Barbosa do Nascimento
O que é? Projeto que articula corpo, musicalidade e confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis da própria comunidade.
Como funciona? A primeira fase do projeto consistiu em encontros diários com 31 crianças e adolescentes de uma comunidade quilombola na Bahia. A segunda prevê a confecção responsável dos instrumentos musicais e a coleta lixo para a reciclagem e criação de objetos.
7. Agência PapaGoiaba:
Idealizador: Romario Regis Francisco
O que é? Uma agência de articulação social que usa as redes sociais para ensinar conceitos de Comunicação.
Como funciona? Realizamos formações com cursos livres por preços populares e usamos esses recursos para sustentar o projeto e manter uma Casa de uso Comunitário. Nosso trabalho é mapear os projetos artísticos e culturais de São Gonçalo (RJ) e dar visibilidade a eles na imprensa, através de releases, vídeos, e entrevistas.
8. Núcleo de Dança Pelágos:
Idealizador: Rubens Oliveira
O que é? Uma iniciativa para contribuir para o protagonismo e equilíbrio de adolescentes e jovens através do uso consciente e criador do seu corpo.
Como funciona? Oferecimento de aulas, experiências de intercâmbio com outros grupos de dança e apresentações para públicos diversos. A ideia é que essas atividades auxiliem o processo de adaptação à adolescência e a todos os conflitos naturais dessa época da vida.
9. Instituto Escola de Notícias:
Idealizador: Tony Marlon
O que é? Empreendimento social na área de comunicação e mobilização comunitária.
Como funciona? Há dois eixos de trabalho: oferecimento de produtos e serviços a empresas, organizações sociais, criadores culturais e pessoas físicas e reinvestimento desses recursos na manutenção de uma Escola de Comunicação Comunitária e Empreendorismo, do programa de TV Tver! e do Jornal Fazendo Escola.
10. Empreendescola:
Idealizador? Wellington Santos Silva
O que é? Uma iniciativa pra fomentar o comportamento empreendedor entre estudantes do ensino médio das escolas públicas brasileiras.
Como funciona? Através da conscientização dos estudantes a terem uma postura proativa ante aos desafios sociais, ambientais e econômicos do Brasil. A ideia é ensinar as ferramentas básicas de gestão empreendedora e formar redes, promovendo o compartilhamento de experiências.