Telha sustentável – Aluno da Unisinos ganha prêmio em feira da Rio+20 com telha feita de tetra pak

20/06/2012 · 08:42
Telha sustentável
Texto: Pablo Furlanetto
Imagens: Divulgação
Os estudantes Tiago, John e José, junto com o professor Ronaldo Raupp na premiaçãoA hora mais propícia para discutir o desenvolvimento sustentável com vistas ao futuro do planeta é agora. Em virtude da Rio+20, conferência das nações unidas que reúne cerca de 100 chefes de Estado para falar sobre o tema, de 13 a 22/6, no Rio de Janeiro, diversas ações estão sendo pensadas para que sejam diminuídas as agressões na natureza.O aluno do curso de Graduação em Engenharia Mecânica, Tiago Flores Feijó está fazendo sua parte. O estudante tirou o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico na Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, que aconteceu na Rio+20 entre os dias 11 e 14/6. Seu trabalho, Telha Pak II, foi feito em parceria com dois colegas, John Willian Domingues da Silva e José Henrique Alves da Silva, com início em 2010, época em que estudavam na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

Os estudantes Tiago, John e José, junto com o professor Ronaldo Raupp na premiação.

A Telha Pak II nasceu do objetivo de achar alguma forma viável para reciclar as embalagens tetra pak (caixinha que embala os produtos longa vida para que não sejam contaminados por microorganismos), em virtude dos métodos de hoje serem muito caros. “Por isso elas tem pouco valor nas usinas de reciclagem”, ressalta Tiago. Segundo ele, o grupo desenvolveu uma telha que tem como matéria-prima a tetra pak. “Nós realizamos ensaios comparando-a com as telhas de fibrocimento convencionais e obtemos resultados muito superiores.”

Em 2011 foram desenvolvidos os primeiros protótipos e realizados os primeiros ensaios. “Agora o projeto está em um estágio de desenvolvimento de um método de produção em larga escala. Também procuramos investidores para patentear o trabalho”, comenta o aluno.

Na feira concorriam projetos de 15 Estados. Isso demonstra a importância da Telha Pak II, que pode se tornar, em breve, uma alternativa sustentável para a construção civil. É o que acreditam Tiago e seu grupo. “Esperamos que muitas portas se abram a partir da conquista desse prêmio”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.