Imagens: Divulgação
A Telha Pak II nasceu do objetivo de achar alguma forma viável para reciclar as embalagens tetra pak (caixinha que embala os produtos longa vida para que não sejam contaminados por microorganismos), em virtude dos métodos de hoje serem muito caros. “Por isso elas tem pouco valor nas usinas de reciclagem”, ressalta Tiago. Segundo ele, o grupo desenvolveu uma telha que tem como matéria-prima a tetra pak. “Nós realizamos ensaios comparando-a com as telhas de fibrocimento convencionais e obtemos resultados muito superiores.”
Em 2011 foram desenvolvidos os primeiros protótipos e realizados os primeiros ensaios. “Agora o projeto está em um estágio de desenvolvimento de um método de produção em larga escala. Também procuramos investidores para patentear o trabalho”, comenta o aluno.
Na feira concorriam projetos de 15 Estados. Isso demonstra a importância da Telha Pak II, que pode se tornar, em breve, uma alternativa sustentável para a construção civil. É o que acreditam Tiago e seu grupo. “Esperamos que muitas portas se abram a partir da conquista desse prêmio”, finaliza.