Grupos familiares ainda resistem na hotelaria

06/03/2012 – 00h00 – DCI

Força do DNA faz descendentes, como no caso dos Liau e Slaviero, verem herdeiros seguir à frente das empresas, com planos de expansão

 

Por: Camila Abud

São Paulo

Apesar dos recorrentes anúncios de conglomerados multinacionais interessados em ampliar as suas atuações no ramo de hotelaria no Brasil, principalmente por meio do franchising, algumas empresas de origem familiar ainda resistem com os negócios, e afirma inclusive encontrar espaço para desenhar planos ousados. É o caso da família Liau, dona da holding 7 Oceans Group que tem experiência com o turismo na região do ABC Paulista e na capital, além da família Slaviero, considerada como referência no segmento, mas no Paraná.

Ao DCI, Helen Liau, a jovem executiva que assumiu como CEO do 7 Oceans Group afirmou que apesar da concorrência ser bastante acirrada com as empresas de aportes internacionais, é possível acreditar no potencial do mercado turístico brasileiro e, assim, desenhar planos de aumentar a presença no segmento. Depois de morar 11 anos nos Estados Unidos e um ano em Taiwan, no continente asiático, a executiva resolveu assumir o desafio de comandar os negócios criados por seu pai e irmãos.

Para tanto, antes ela teve um preparo intenso, ao fazer graduação e mestrado na área de Administração de Empresas na Boston University (EUA), além de diversos cursos avulsos na Suíça, como alguns na escola de hotelaria daquele país. Há cerca de dez anos Helen resolveu que era hora de voltar e assumir de maneira profissionalizada o controle da empresa, que hoje envolve três hotéis, uma operação de venda de pacotes turísticos diferenciados e dois empreendimentos na área de gastronomia.

Antes conhecido como Liau Group — com mais de 30 anos de atuação no mercado de hotelaria e turismo —, o atual 7 Oceans Group celebra agora excelentes resultados, conforme afirma a própria executiva à frente da holding. Segundo ela, o grupo contabilizou aumento médio de 26% em sua diária média, sendo o bom desempenho vivenciados pelas quatro áreas de atuação (hotelaria, turismo, gastronomia e gerenciamento hoteleiro ). A novidade é o reposicionamento da agência de turismo, com novas instalações no bairro dos Jardins, na capital, onde já opera. “A ideia é trabalhar com mais enfoque na área de viagens de incentivo, com atenção para as viagens personalizadas e  especificas de acordo com o gosto do cliente, seja para atender ao mercado corporativo, seja  para o turismo de lazer”.

Segundo a CEO, o objetivo ao restabelecer o novo formato da agência de turismo é que este segmento cresça no portfólio da holding, a ponto de no futuro ter outras filiais em vários locais. “Na realidade, a gente já operava com agência de turismo, mas com outro nome (Satélite Turismo). Recentemente, porém, mudamos completamente o perfil da empresa e resolvemos reposicionar a identidade da marca, com mudança de espaço e público alvo, com viagens de lazer e corporativas, como na área de viagens  de incentivos”, declarou Helena. Entre os clientes atendidos pela agência já estão empresas de grande porte, entre elas a Unimed, Porto Seguro e IBM.

Crescimento

Com uma série de novidades para 2012, a  7 Oceans Group aplicou cerca de R$ 10 milhões em reformas e modernizações destinados a um amplo programa de renovação do hotel Liau Park Plaza, localizado na cidade de São Bernardo do Campo (SBC) e considerado como o carro-chefe do grupo. Com  capacidade para 370 pessoas, o empreendimento costuma receber boa parte de hóspedes estrangeiros, em viagens de negócios, explica Helena.

A CEO afirma que boa parcela desses clientes vem por conta do polo industrial configurado na Região do ABC, com muitas montadoras e fábricas que têm atraído cada vez mais executivos, parceiros e empresários de outros países para reuniões. A perspectiva é justamente posicionar o empreendimento como um dos mais bem preparados da cidade, ao oferecer serviços completos de entretenimento, como restaurante, spa e eventos e, ainda, equiparando  sua estrutura física ao alto padrão de sua hospedagem.

Outra estratégia que foi desenhada pela empresa é aproveitar a expertise de 35 anos acumulados no ramo de hotelaria para expandir em um novo braço de negócios: o da gestão e administração de hotéis de terceiros, oferecendo seu know-how em novos hotéis em processo de abertura ou aqueles já  em operação, em busca de uma nova gestão ou conversão de bandeira. Diante disso, a perspectiva do grupo em 2012 é atingir crescimento mínimo de 10% em seu faturamento, ao passar os R$ 20 milhões.

“Acreditamos que o mercado atual é muito positivo, já que as pessoas têm cada vez mais condições para viajar dentro e fora do Brasil, aumentando, assim, a demanda”, explica o diretor comercial do grupo, Marco Antônio Buonomo Jr. “As empresas estão investindo muito em viagens, tanto de incentivo, quanto de negócios, além dos eventos”.

Foco no target

Com o público corporativo como seu principal target, a 7 Oceans Group mantém um programa que envolve estratégias como a de reforçar um expressivo trabalho de relacionamento com as empresas e indústrias da região do ABC paulista — região que fica a  apenas 30 minutos do centro de São Paulo. Outro foco do grupo é a realização de eventos corporativos em São Paulo, no hotel Liau Ginza (localizado no bairro da Liberdade, na zona sul da capital paulista), que conta com espaço para 80 pessoas, e posiciona-se como opção para a realização de congressos e ações estratégicas corporativas de pequeno porte.

Para consolidar este serviço e apresentar seus investimentos e novas perspectivas para o trade hoteleiro, o grupo pretende realizar feiras em suas unidades durante o ano, trazendo seus principais parceiros e fornecedores aquecendo e estimulando o mercado da região. No ano passado, o grupo teve aumento médio de 26% em sua diária.

No entanto, mostrando a força do ABC paulista, o número de hóspedes estrangeiros praticamente dobrou com relação ao ano anterior, no Liau Park Plaza e no Liau Park Suits — a área de flats do grupo. Por fim, a família de origem asiática percebe o potencial do ramo de gastronomia e diz que manterá o restaurante Golden China, que está instalado no reduto oriental da capital paulista, o bairro da Liberdade.

1 thoughts on “Grupos familiares ainda resistem na hotelaria”

  1. A liau é uma piada no ramo hoteleiro ,pois recentemente teve um início de greve em todas as unidades devido ao atraso de pagamento e 13 salário falta de depósitos no fgts e INSS:: que ainda hoje já em 2014 continua em debito com funcionários e falta de pagamento para fornecedores na minha umilde opinião ,Helen liau deveria parar de brincar de casinha e deixar o ramo hoteleiro para quem realmente sabe trabalhar nesse ramo que não é o caso dela .

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