A REC-Brasil é uma associação sem fins lucrativos e está formalizada desde de 2014 para articular em rede e fomentar a economia criativa em todos os seus segmentos através de encontros, palestras, rodas de conversa, debates e cursos.
Sabemos da importância do conhecimento, da troca de informações e do fortalecimento das redes de relacionamento tanto no dia a dia como na articulação para novos negócios.
Estamos vivendo um momento em que a capacitação dos criativos, nas diversas áreas do conhecimento, em particular da economia, artes e cultura, pode fazer a diferença no mercado onde atuam e esse tem sido o nosso foco de atuação.
De 2015 a 2017 participamos e apoiamos vários eventos além de realizar encontros regulares onde pudemos avaliar e perceber a demanda por um conhecimento importante e a necessidade dos criativos trocarem suas experiências.
Em 2018 a REC-Brasil se alinha ao mercado para ampliar a sua atuação.
Em 2019 participamos, levando mais de 10 atividades ao município de Itaquaquecetuba no Alto Tietê – SP, fazendo parte da rede internacional como uma das lideranças para o Dia Mundial da Criatividade em 21 de abril – data instituída pela ONU em 2017. Seguimos como líderes para a organização do DMC 2020.
Lançamos em agosto de 2019 nossa programação para chegar mais perto dos criativos que precisam de informação atualizada para seguir inovando em seus segmentos.
Assim as atividades abaixo – que já estão aceitando inscrições on-line – podem fazer a diferença no currículo do criativo e ele terá oportunidade de conhecer e fazer parte da REC-Brasil e seguir acompanhando todas as novas ações.
SETEMBRO/2019
PALESTRA – A era do vendedor estratégico – Atitude, esta é a palavra deste encontro. De forma criativa e empreendedora, desenvolver um “lookset” mais assertivo para os problemas e buscar soluções diferentes que geram resultados positivos no ambiente, vendas e nos stakeholders. Carlos Costa após estudos e pesquisas, compartilha 5 mudanças comportamentais que serão fundamentais para você aumentar suas vendas e empreender de forma assertiva nas próximas décadas. Desses comportamentos adianta o “pensamento Adaptativo e Criativo. “Será um prazer compartilhar minha visão sobre criatividade, vendas e empreendedorismo para o futuro” – MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO
RODA DE CONVERSA – As Rodas de Conversa são encontros para debate e compartilhamento de conhecimento além de network. Vão acontecer sempre na última semana de cada mês no Espaço Cultural “De Cada Canto um Canto”. No dia 25 de setembro Maria Alice Gouveia conduz as atividades sob o tema – “Políticas de apoio à economia criativa e seus instrumentos”. MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO
OUTUBRO/2019
PALESTRA – Planejando turnês do músico independente! – com Ana Paula Maich. Um panorama sobre a importância do planejamento de turnês como ferramenta acessível e viável ao músico independente, utilizando-se de cases reais de artistas trabalhados diretamente, além da apresentação da plataforma daleGig.com como alternativa digital na construção de um planejamento eficiente. MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO
CURSO – Empreendedorismo para criativos – O que é empreender? Como um artista pode empreender nos dias de hoje! Por onde começar? Dúvidas que podem acometer criativos, artistas de qualquer segmento. Muitos sequer percebem que seu fazer artístico pode se transformar de verdade no seu melhor negócio. O curso com duração de 16h/aula ministrado por Rose Meusburger, aborda: Características do empreendedor / Qual a melhor “empresa” para um criativo / O que você precisa pensar para formalizar sua atividade / Com quem você pode contar nessa formalização / E os impostos? Como ficam? / Organização e administração financeira do pequeno empreendimento. MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO
CURSO – GESTÃO CULTURAL E ECONOMIA CRIATIVA – com Rose Meusburger Sabemos a importância da informação para que agentes sociais e culturais (artistas, gestores públicos, membros dos conselhos de cultura, estudantes, empreendedores criativos, gestores no terceiro setor, etc.) possam viabilizar seus projetos. Além disso existe uma dificuldade recorrente de que estes profissionais apresentem projetos consistentes e profissionais tanto para os órgãos públicos como para potenciais patrocinadores. MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO
NOVEMBRO /2019
PALESTRA – “Preservando a memória: o papel dos museus no mundo contemporâneo e iniciativas para além dos museus” com Luiz Mizukani – A palestra acontece com a parceria do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. MUSEUS – Prá que servem? Porque preservar? Quem pode preservar, conservar ou recuperar patrimônios? Enveredar sobre a percepção do que seja o papel dos museus entre o público e a partir daí, esclarecer sobre a cadeia operatória da museologia. Mostrar que preservação da memória não é feita somente pelos museus, mas abrange também diversas formas de trabalho. MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO